Escrito por: Renan Schuller e Vanessa Laura
Expedição realizada durante o feriadão de Corpus Christi, entre os dias 15 a 18 de junho de 2017 em parceria com a Sol de Indiada, que nos trouxe uma turma de 20 pessoas alto astral lá do Rio Grande do Sul.

Confira o vídeo com as melhores fotos desta trip:
DIA 1 – Quinta
A intenção da expedição seria sair para subir a Pedra Branca logo na quinta de manhã, com o propósito de montar o acampamento nos campos de altitude. O grupo chegou em Alfredo Wagner por volta das 7 horas da manhã no Restaurante Salto das Águas, ponto de encontro combinado. Chegamos em nossa base de montanha por volta das 9 da manhã, com tempo suficiente para a preparação do trekking. Ás 10 horas finalmente começamos a caminhada, fazia um dia lindo na Pedra Branca. Tínhamos o restante do dia para percorrer cerca de 6km com mais de 600m de subida até o acampamento no topo da Pedra Branca.

Todos estavam animados e realmente admirados com a paisagem do local. Logo no inicio da trilha tínhamos uma cerca de arame farpado para passar… então tira mochila, bota mochila! E vamos seguindo!

Após 1 hora de caminhada fizemos nossa primeira parada, no inicio da subida e curtimos o visual do perau branco e a Cachoeira do Campo Chato. A partir dali começava a melhor parte de trilha! Mata fechada e muita subida! Fizemos uma parada na nascente de água para reabastecer e continuamos a subir. Cada um, ia no seu ritmo, uns mais rápidos outros mais devagar, sempre com um guia por último para fechar a trilha e fazer a segurança dos últimos. Pouco a pouco fomos chegando ao cume, por volta de 11:30 da manhã todos já haviam chegado ao ”facão” e vencido a parte mais difícil do trekking!

Teve superação e muito companheirismo durante o trajeto, os mais fortes levavam mais peso para facilitar a subida dos que ainda estão iniciando no trekking.
Após um lanche e apreciar a primeira visão das montanhas do lado leste, seguimos pelo facão até o ponto de acampamento, localizado próximo a borda leste, nos campos de altitude.
Após montar todo o acampamento, o resto da tarde era livre para curtir a paisagem. Nós guias ficamos com a missão de buscar água para fazer a janta da galera. Na saída até o rio fizemos algumas fotos do que chamamos de Vila da montanha! Ao total 15 barracas ocuparam os campos naquele feriadão!

O local de camping tinha um vista espetacular para as escarpas dos soldados, passamos muitas horas admirando aquela imensidão montanhosa.
A tarde, do ponto onde estávamos, avistamos outro grupo que iniciava também sua aventura. Aventura esta já realizada 2 vezes pelo Casal na Montanha: A travessia do Campo dos Padres, rumo ao Sul.

Neste primeiro dia todos os integrante do grupo foram dormir cedo pois estavam cansados devido à viajem do Rio Grande do Sul até Alfredo Wagner. Em nossa primeira noite, nuvens atrapalharam o visual e por conta disso não pudemos vislumbrar o pôr do sol e as estrelas.
DIA 2 – Sexta
Na sexta-feira o dia amanheceu assim:
A neblina permaneceu por toda a manhã, mas com algumas aberturas! Aproveitamos este tempo para descansar e aguardar a névoa se dissipar para iniciar a primeira caminhada do dia.
Nesta sexta-feira, faríamos a volta 360° pelo topo da Pedra Branca, saímos por volta das 11:40 quando a neblina começou a fica menos espessa.
Seguindo para o norte, mais alguns aclives leves e estávamos ao ponto cuminante na Pedra Branca. Esperamos aproximadamente uns 15 minutos e logo as nuvens se dissiparam e conseguimos avistas os pontos de interesse. Há 1666 metros de altitude, contemplamos a imensidão aproveitando a parada para relaxar, se hidratar e se alimentar. Todos então, assinaram o livro de cume, para deixar sua assinatura nos campos de altitude!

O livro de cume da Pedra Branca fica guardado lá no topo desde 2016, desde então todos que vão ao cume da pedra branca registram ali a sua passagem.

Partimos para as bordas do cânion descendo pela direita, essa parte é técnica e precisa de um certo cuidado. Paramos num trecho para fotos com o visual sensacional das montanhas escarpadas dos soldados ao fundo.

Chegando lá no Perau Branco, fizemos as recomendações a cerca da segurança de 2 metros de distância em pé. Deitados poderiam ficar nas bordas, porém com extrema cautela.
Passamos um bom tempo contemplando a paisagem, fizemos o alongamento de yoga com a saudação ao sol em agradecimento pelo momento presente.

São quase 300mts de rocha exposta no perau branco! um grande abismo!
Dá para ter noção de tamanho com as pessoas no topo?
A foto não consegue reproduzir a grande que vê ao estar lá! É muito maior do que parece ser.

Retornamos para o acampamento, felizes pelo dia maravilhoso que estávamos tendo, o céu limpo nos deixou muito mais motivados a caminhar.
Voltamos e já buscamos água no riacho, para a janta. Nesse dia o Evando Clunc e a Renata fizeram um grande esforço para ir buscar o violão e mais uns suprimentos, esses 2 são realmente atletas! Foram e voltaram super rápidos, antes do sol se pôr. Levaram sorte, pois chegaram bem na hora da paisagem mais bela, com o sol indo embora por de trás das montanhas estava espetacular!!!

Uma noite de acampamentos com os amigos aventureiros em um lugar bonito como este não tem preço!
A segunda noite foi super descontraída. Tivemos som com o violeiro Bruno, que fez a festa da galera durante um bom tempo.
Ficamos ao redor da fogueira até tarde, com muita cantoria e boas risadas . A Pedra Branca nunca esteve tão divertida!!!

Nossas Barracas na montanha, amigos, uma fogueira e um violão.
Não precisamos de mais nada!
Dia 3 – Sábado
No outro dia bem cedo, conseguimos avistar os primeiros raios solares de um belo nascer do sol! Finalmente! Um amanhecer de céu limpo! Isso anima muito a manhã de todos, que vibe boa para acordar!
O nascer do sol la de cima é tão lindo que gravei este vídeo ao vivo naquele momento!
Levantamos acampamento, tomamos um café reforçado e levamos a cargueira até o começo da descida da trilha, prontas para o retorno.
Subimos para o lado do Campos dos Padres, rumo ao sul, bordeamos a sua encosta, de lá temos a vista do ”Soldados” de um ângulo diferente.
Este lado do campo dos padres é sensacional, e o dia estava lindo!

O vento se fez presente em toda caminhada pelos campos. Algumas partes encharcadas e outras secas. Fomos até o lajeado da Cachoeira do Sol, fizemos algumas paradas para contemplação e iniciamos o retorno.
Retornamos ao abrigo de montanha com o mochilão.
Montamos acampamento apreciando o nascer do sol. Nessa noite tivemos a presença e a parceria do escalador Felipe Ronchi que estava vendendo sua própria cerveja artesanal, a tão saborosa Climb! Ele veio acompanhado de sua namorada Laura, muito querida, professora de Yoga, e que iria conduzir o grupo a uma experiência de pratica de Yoga na montanha.

O Betão começou o churrasco e a noite no acampamento começou! Fez um noite muito estrelada!
Tudo estava uma delicia!!! Lá pelas 7:30 o violeiro começou a tocar novamente e não parou mais! ficamos ao redor da fogueira mais uma noite, até tarde pra alegria de todos!
Dia 4 – domingo
No outro dia lá pelas 8 hrs foi servido o café da manhã. A programação seria conhecer as cachoeiras por baixo e momento de relaxamento com a Prof Laura Zommer, com posturas de yoga. Todos desceram com seu isolante térmico para a prática. Antes fomos na Cachoeira do Poço Fundo, que possui 8 metros de fundura onde cai a pressão d’água. Depois fomos para a Cachoeira da cascata natural, perto dali ao som dela abrimos os tapetes para começar o exercício. A Laura nos conduziu à prática, com momentos de paz interior, equilíbrio do corpo da mente e da alma!

Nada como praticar Yoga na tranquilidade das montanhas, em contato direto com a natureza.

Nada melhor que alongar todo o corpo depois de 3 dias de caminhada intensa! Saímos da pratica mais leve e revigorados!
No final domingo ao meio dia o grupo partiu para almoçar no Restaurante Salto das Águas, fomos em comboio até lá e almoçamos a comida caseira da Dona Maria, um fechamento com chave de ouro para esta aventura!
Agradecemos a cada um de vocês participantes, que fizeram este evento ser possível, e ao Sol de Indiada por esta parceria com o Casal na Montanha, nos trazendo um grupo TRILEGAL pra conhecer as belezas da nossa região, em Alfredo Wagner!
Nessa aventura houve muita troca de experiência e conhecimentos. Para nós foi uma grande prazer poder conhecer tanta gente bacana. Agradecemos também a empresa Presente Radical e a Climb que foram grandes parceiros nesse evento!
Até a próxima!
#borapramontana