fbpx
Escrito por Renan.

 Quais equipamentos carregamos na mochila quando praticamos trekking?

Querendo ir para uma aventura? confira os equipamento básicos que você vai precisar!

Carregamos o que precisamos para ser autossuficientes em nossa estadia na montanha.

Fizemos um vídeo falando um pouco sobre os itens básicos que carregamos na mochila, como organizar os itens e ajustar o mochilão, e dicas para você se preparar para a aventura!

Confira o vídeo em que apresentamos alguns dos nossos equipamentos:


Barraca Azteq Nepal

A nossa já nos acompanha a cerca de 3 anos de muito uso, passou por vários dias de chuva, sol e muito vento, só tive um problema com a vareta quebrada uma vez, mas consegui adquirir uma nova. Essa barraca nunca molhou dentro, tem ótima respirabilidade evitando a condensação e o acumulo de água nas paredes.

Por ser uma barraca com baixo peso (2,3kg) e alta resistência a chuva ( 6.000mm ) a Azteq nepal é a queridinha dos trekkers!

A nossa já nos acompanha a cerca de 3 anos de muito uso, passou por vários dias de chuva, sol e muito vento, só tive um problema com a vareta quebrada uma vez, mas consegui adquirir uma nova. No mais essa barraca nunca molhou dentro, tem ótima respirabilidade evitando a condensação e o acumulo de água nas paredes.

Tem ótimo espaço interno, 2 portas com 2 avanços o que a torna muito prática. tem 3 bolsos porta objetos, 1 no teto e 2 nas laterais. é a barraca perfeita para um casal de montanhistas.

O único porém que eu vejo nela é o fato dela não ser autoportante, ou seja só é possível monta-la com os espeques fincados no chão, não é possível monta-la numa calçada por exemplo.

Sacos de Dormir e Isolante Inflável

Depois que conhecemos os sacos de dormir da Deuter e os Isolantes infláveis da Quechua, nossas noites na montanha passaram a ser muito mais confortáveis!

Bota, Barraca e 2 sacos de dormir

Por bastante tempo usamos os isolantes convencionais, de EVA aluminizados, estes cumprem sua função isolando você do frio que vem do chão, mas são muito pouco confortáveis.

A pouco tempo entraram no mercado um nova linha de isolantes infláveis, de pouco volume e baixo peso, prometendo mais conforto para as noites de sono na montanha.

Adquirimos um modelo “forclaz air” da Quechua que realmente nos impressionou pelo pequeno volume e conforto que proporciona.

Isolante inflável

Confira lado a lado o colchonete inflável e o isolante térmico tradicional na imagem abaixo

Isolante térmico e Colchonete inflável

Para a nossa região nas épocas mais frias do ano as temperaturas podem atingir facilmente temperaturas negativas no inverno. portanto se você for adquirir um saco de dormir para uso na montanha recomendados que a temperatura conforto ( não extrema) seja no minimo 5°c, recomendável 0°c, e caso você queira se aventurar na montanha nos dias mais frios do inverno um modelo -5°c irá manter você bem aquecido.

Sacos de Dormir Orbit e Isolante Inflável Quechua

Uma coisa boa opção para casais, é que estes sacos de dormir são acopláveis, ou seja, você compra um saco de dormir com o zíper do lado esquerdo e outro com zíper do lado direito, assim os 2 sacos de dormir podem se unir formando um grande saco de dormir de casal! Show né? Esta cada vez melhor ir para montanha com seu amor!

Vestuário:  (Opcional)

Camisetas transpiráveis de tecido dryfit para a caminhada.  ( De preferencia manga longa)

Sistemas 3 camadas:  (parte superior)

  • 1° camada – Blusa térmica de manga longa
Exemplo modelo feminino: Com isolamento térmico adaptado à temperatura exterior!

 

  • 2° camada -Fleece 
Fleece modelo masculino: Polar, leve e quente!

 

  • 3° camada – Jaqueta impermeável e corta vento
Jaqueta ideal para o vento dos campos de altitude e eventuais chuvas.

Com apenas essas 3 camadas você não passará frio em nossa região nos campos de altitude.

Parte inferior

Calça confortável específica para trekking.

Com tecido principal poliéster, dispõe de bolsos nas laterais e zíper acima nos joelhos para virar shorts!

Nos dias de mais frio: uma calça térmica segunda pele.

Meias : De preferência cano alto, com tecido mais grosso.

Esse tipo de roupa, para o trekking é um investimento importante para você que quer continuar a fazer as caminhadas em trilhas naturais e campos de atitudes como a pedra branca e demais locais da serra geral.

Nós começamos com nossas roupas normais como moletons e calças tácteis, legging que também já servem, porém aos poucos fomos adquirindo para um melhor desempenho no trajeto, sendo vestimentas leves e de ótima qualidade com secagem rápida e baixo volume/peso sendo mais prático de levar na mochila.

Confira abaixo um check list básico do que você não deve esquecer de colocar na mochila:

Check list do Trekking nascer do sol

Organizando a mochila

Ao organizar a mochila temos que distribuir o peso de uma forma que otimize a carga para maior conforto, colocando as coisas mais pesadas na parte de baixo e mais próximo as costas.

Encontrei esta imagem na internet que ilustra bem como organizar os itens na mochila:

Como distribuir o peso dos itens na mochila

Porém frisamos que a melhor maneira de aprender a organizar bem a mochila é praticando.

Portanto vá praticar trekking que logo você irá virar um expert em organizar sua mochila!

 

Mais dúvidas, sugestões e criticas podem ser deixadas na parte de comentários abaixo!

Até a próxima! e bora pra montanha!

3 thoughts to “Dica: O que carregamos na mochila?

  • Robson

    No video de colocar as coisas na mochila percebi que vocês deixam a barraca para o lado de fora. e colocam as comidas soltas dentro da mochila. Algo que serve como dica; use um saco estanque e coloque suas comidas dentro dele, organiza melhor, o fogareiro dentro da panela junto com a pederneira ou isqueiro + a esponja e um pequeno frasco com detergente ja misturado com um pouco de agua. O cilindro de gás sob a panela e as comidas, sopas, molhos de carne ja prontos, arroz cru com batata, comida mesmo. rsrsr. pó de café e etc. tudo dentro de pequenos potes estilo pote de maionese com tampa de rosca. Quando arrumo minha mochila, meu saco de dormir de -11graus de uma marca dos USA que tem a dimensão parecido com o seu, isolante térmico Sea to Summit de células independentes (melhor caso voce tenha um isolante furado, as células separadas não permitem ele esvaziar por completo) minha barraca bem parecida com a sua. toda a comida, CamelBak de 3 litros, as vezes 1, 2 até 3 mudas de roupas dependendo do tamanho da aventura. jaqueta de pluma de ganso, fleece, segunda pele, meias, bastão de caminhada, radio comunicador, kit primeiros socorros, chinelo, travesseiro inflável, e toda a parafernália acabo colocando tudo dentro da minha mochila de 70L e não fica nada, absolutamente nada para o lado de fora. O uso de um segundo saco estanque ajuda bastante, não por deixar a prova da agua, mas para organização, vi que vocês colocam um saco de lixo para a mochila não pegar humidade do chão, a capa de chuva que vem com a mochila também pode ser usada para esta finalidade. Na região de campos como a de vocês acaba não tendo problema em deixar coisas penduradas, como minha região abrange trechos de mata fechada em uma boa parte das trilhas, acabamos desenvolvendo técnicas para fazer tudo encaixar dentro dela quase como um lego. Pois coisas para o lado de fora costumam enroscar nas caratuvas, taquaras e etc. como no Pico Paraná, Campos do Quiriri, Monte Crista, Pico Jurapê, Castelo dos Bugres, Morro Araçatuba entre outras montanhas aqui da região. Bem, fica como dica, e vontade de compartilhar conhecimento e crescer sempre com pessoas que compartilham dos mesmos ideais. Obrigado.

    Responder
  • Alexsandro Machado

    boa tarde, excelente artigo!! gostaria de indicação de bota impermeável/respirável

    Responder
    • Vanessa laura franz

      Olá Alexandro! Indicamos as botas específicas para trilha, 100% impermeável da marca Snake, ela é perfeita para as trilhas da Serra Catarinense, é bem resistente e com custo benefício ótimo!

      Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: