fbpx

Nos dias 04  e 05 de agosto de 2018 realizamos o primeiro evento “Trekking ao Soldados do Sebold”. 

Resultado de uma parceria entre o Casal na Montanha e os proprietários locais, estamos felizes em informar que a partir de agora somos receptores oficiais no Soldados do Sebold em Alfredo Wagner, vamos buscar estruturar e organizar o turismo que já vem acontecendo neste atrativo natural de nossa cidade.
Em breve os ecoturistas irão contar com áreas de camping oficiais com estrutura para melhor receber os aventureiros que também poderão usufruir de um refúgio de montanha que está sendo instalado no local, além de outras novidades como demarcação de novas trilhas e vias de escalada no decorrer da temporada de montanha em 2019.

⚠ INFORMAMOS QUE ⚠ Autorização / Agendamento de acesso a propriedade particular “Soldados do Sebold” para guias de ecoturismo, campistas e demais visitantes deverão ser feitas diretamente com o Casal na Montanha, pelo whatsapp 📲(48) 98419 3590.
Ficamos a disposição para o esclarecimento de qualquer dúvida
Atenciosamente
Renan Schuller, Vanessa L. Franz – Casal na Montanha Turismo de Aventura

Trekking Soldados do Sebold – Alfredo Wagner – SC

A ideia foi criar um evento diferenciado, fácil e acessível aos iniciantes, (Não há necessidade de carregar mochilão) e mesmo assim desafiador para os mais experientes praticantes de trekking pois é possível fazer um caminho adicional, chamada de trilha da piramide que sobe até a base das formações rochosas que dão nome ao local, a qual realizamos no segundo dia deste trekking. E esta é só uma das opções. O local dispõe de inúmeras outras possibilidades de trilhas e travessias já que se tem acesso ao Campo dos Padres que irão partir do acampamento base do Soldados.

Abaixo você confere o relato desta aventura, feita na localidade de Caeté em Alfredo Wagner.

Segue o mapa do trajeto que percorremos nesta caminhada. Desde o local de estacionamento até o acampamento são cerca de 6km, com pouco mais de 450m de ascensão, com algumas passagens de rio ( opcionais ) para dar uma emoção extra já no inicio do trekking!

Trajeto de ida ao acampamento com gráfico altimétrico dos primeiros 5km

Iniciamos a caminhada na localidade de Santo Anjo, com algumas subidas leves seguimos rumo ao trajeto que leva aos Soldados.

Durante o caminho alguns desafios costumam aparecer, porém superar alguns limites é o que torna esta caminhada uma aventura de verdade!

E logo após a passagem do rio, começa a parte de subida em meio a uma plantação de eucaliptos, trecho que leva em torno de 45 minutos para ser vencido.

E logo após o esforço da subida já saímos nos campos altos e os trilheiros são surpreendidos com esta bela paisagem das bordas da serra geral e a impressionante formação rochosa que dá nome a este trekking!

É pra lá que vamos!

A paisagem compensa a subida! Dali para frente todo o restante do caminho se tem visão da serra e das formações rochosas dos soldados. Quanto mais avançamos, mais a paisagem se torna deslumbrante.

Estar nas montanhas nos torna pessoas felizes!

Após a subida caminhamos por um trecho de estrada relativamente plana, sempre com vista para os Soldados na frente. Chegar a este lugar caminhando é sensacional, certeza de belas fotos nos melhores ângulos.

 

Quanto mais nos aproximamos mais temos a noção do tamanho desta imponente formação rochosa.

Casal da montanha Fernando e Thaysa, de Blumenau

Após 2 horas de caminhada sem pressa finalmente chegamos ao mirante tradicional dos Soldados do Sebold.

Sandra Elize nos Soldados do Sebold

Logo chegamos ao famoso riacho do Soldados.  É o local da foto clássica dos aventureiros.

Neste trekking contamos com a presença de diversos trilheiros do grupo Cachorro do Mato de Joinville, e diversos aventureiros de Curitiba, que sem dúvidas ficaram encantados com o local.

Dalla Trekker em mais uma aventura nas serras de Alfredo Wagner

Após uma boa parada no riacho para apreciar a paisagem, continuamos subindo em direção aos soldados, rumo ao lugar onde montamos nosso acampamento. Mais no alto e com vista privilegiada, toda a bagagem levada antecipadamente já estava esperando os participantes neste local.

Armando as barracas

Curtindo o final de tarde na montanha e vendo o dia aos poucos virar noite, espetáculo de cores.

A noite chegou e nos reunimos em torno da fogueira enquanto aguardávamos o chamado para o jantar. Enquanto isso,  curtimos um som de violão que nosso amigo Edu nos proporcionou.

Noite de luau na montanha, momentos que ficam marcados na memória

Nesta agradável noite de acampamento o jantar servido foi um delicioso strogonoff com arroz e batata palha. Receita já conhecida por alguns trilheiros que participaram do trekking nascer do sol, na Pedra Branca.

Nesta noite, nós guias fizemos a lista dos interessados em subir a trilha até a base da pedra dos soldados, que por motivos de preservação e segurança foram permitidas somente a 12 pessoas. Combinamos de sair às 8 horas da manhã para subir o trecho que leva até 1 hora de uma ingrime escalaminhada, feita com ajuda de cordas.

Café da manhã na montanha

As 7am foi servido o café da manhã para começar o dia com bastante energia para encarar o desafio de subir a piramide dos soldados!

Eram 8 horas e os 12 trilheiros partiram juntamente com os guias, para subir mais este último desafio, até a base dos Soldados. O restante do grupo ficou no acampamento base.

 Logo de inicio uma subida bem ingrime que vai aumentando o nível de dificuldade. Para facilitar o acesso e evitar a erosão do solo instalamos cordas nos pontos críticos do trajeto.

A trilha é pouco usada e tem densa vegetação nas laterais, por isso recomendamos o uso de camisas de manga compridas e até luvas neste trecho.

Após quase 1 hora de intensa subida, finalmente chegamos ao mirante. O que já era belo se torna ainda mais impressionante.

Impressionantes formações rochosas

A vista para o pico Arranha Céu à esquerda e das bordas das serras do campo dos padres à direita se mostram mais próximas, num visual magnifico.

Bem próximo as rochas dos soldados, só os trekkers mais ousados tem o privilégio dessa vista. A imensidão das serras,escarpas,rochas, vales, ar puro e a diversidade do verde proporcionam uma agradável sensação de bem estar.

Do local se tem outras visões desta formação rochosa e sua imponência.

Base da pedra principal dos soldados e o pico arranha céu no fundo
Imagem de drone, vista do topo da pedra, ainda 90 metros acima de nós

E após contemplar com calma a paisagem, descemos a trilha em menos de 1 hora e fomos desmontar acampamento para então retornar pela mesma trilha que subimos no dia anterior. Próximo ao meio dia já estávamos quase chegando ao estacionamento e retornamos a cidade, onde almoçamos no Restaurante Salto das Águas. Um merecido almoço caseiro especial de domingo!

Atenção!

O Soldados do Sebold é uma propriedade particular e seu acesso é controlado, somente pode ser feito com agendamento prévio e pagamento de taxa de acesso ao proprietário.

Evite problemas com os moradores locais, somente adentre  se tiver  a devida autorização e conhecimento da região.
Se quiser conhecer este local junto de um grupo ou por conta própria entre em contato conosco para agendamentos.

Algumas trilhas somente podem ser realizadas acompanhados por guias, entre em contato conosco para mais informações.

Por um #turismoresponsavel

Renan Schuller – Guia Cadastur

Whatsapp (48) 98413 3590

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: