fbpx

Nos dias 2 e 3 de setembro, aconteceu um evento inédito em parceria com a Go Faster, que nos trouxe um grupo de 7 ciclistas super gente boa de Joinville.

Vista para a Serra e Pinheiro de Pedra! (Foto: GoFaster)

 

Sábado, 02 de setembro

Conforme o  itinerário, partimos da Pousada Fazenda Campinho às 8h, em direção à Estrada Velha que liga Alfredo Wagner à Bom Retiro.  Ainda na Lomba Alta (Alfredo Wagner),  paramos no Museu de Arqueologia, onde os turistas conheceram um pouco da história do nosso município. Após 10 anos de muitas pesquisas, conseguiram juntar artefatos, fósseis,peças geológicas que possibilizou a construção do Museu (Réplica da residência de Alfredo Wagner – Patrono do município).  Nessa pedalada contamos com o apoio de uma Van.

Museu de Arqueologia Lomba Alta – Réplica da casa do Seu Alfredo Wagner (Foto: GoFaster)

A estrada passa por plantações principalmente de cebola (principal economia) , trechos de mata preservada e reflorestamentos de Pinus.  No começo de Bom Retiro temos a vista do Morro do Trombudo,  um local histórico, conquistado em 1790 pelo Capitão Antonio Marques de Arzão que afixou um marco de carvalho delimitando a província de Santa Catarina da província de São Paulo.

Chegando no centro de Bom Retiro paramos na praça onde aproveitamos para repor as energias, tomando um café na padaria. Ali encontra-se fotos de alguns dos pontos mais altos de SC que fica dentro do município.

Na volta, seguimos pelo asfalto, na BR282 para Pousada Campinho onde estavam hospedados.  Aproveitamos os últimos raios de sol para conhecer a Gruta do Poço Certo, com seus 41 metros de queda. Esse abrigo sobre rocha já foi casa dos índios à muito tempo atrás.  Foram 43 KM e 700 metros de altimetria. Depois de concluído o trajeto, todos foram descansar, pois no domingo o pedal seria mais intenso.

Gruta do Poço Certo na comunidade Lomba Alta. (Foto: Go Faster)

 

Domingo, 3 de setembro

O pedal começou às 8 h. Todos estavam ansiosos para esse grande aventura.  Alguns trechos de estradinha de interior, outros em meio ao pasto, com trilha de gado, belas araucárias e os relevos da montanha, que revelava um cenário único.

Depois de subidas com lama, um campo para relaxar com a melhor vista para a Serra! Momento de se alongar,  com a Saudação ao Sol!

Paramos em pontos estratégicos para fotografar momentos  de uma região montanhosa com vegetação predominante da mata atlântica. Quanto mais avançávamos,  mais nos desafiávamos. A subida judiou, mas a nossa parceria, a vista, as descidas, o pensamento positivo, fizeram ir até o fim! No caminho para Pedra Branca avistamos o Pinheiro de Pedra, o Rio Águas Frias e o imenso paredão.

Vista para pedra Branca!

 

O dia estava perfeito para pedalar! Serra do Camelo

 

Atravessamos o Morro do Origon de bike e estávamos na Santa Bárbara, chegamos novamente na estrada de chão! Ao seu lado temos a Serra do Camelo.

A partir daí  foi só alegria, muitas descidas radicais, até chegarmos próximo á uma maquina de cebola onde saímos no Bairro Caeté, logo estávamos no centro. Em direção ao bairro estreito, seguimos para Rua do Papai Noel, onde conheceram o Recanto da Arte do artesão de Alfredo Wagner ”Coquinho” ele é conhecido por seu trabalho feito em madeira, desde miniaturas à grandes quadros talhados à mão. Ele estava lá nos recebendo muito feliz em sua casa!

Depois, seguimos mais a frente e passamos a ponte pêncil, atravessando o Rio Itajaí do Sul e já estávamos no Restaurante. Antes do café, uma volta para conhecer o Parque Aquático Salto das Águas.

 

Depois de um pedal punk nada melhor que um café da colônia! A chimia feita de queijo branco com nata da Dona Maria fez sucesso!

Foi uma incrível experiêcia de MTB, totalizado 86 km e 2 mil metros de altimetria com direito a lama, empurra bike e belas paisagens que compensaram os obstáculos difíceis. Dois dias intensos, desfrutando de experiências únicas na serra em Bom Retiro e Alfredo Wagner! O Casal na montanha adorou conhecer esses novos amigos da bike. Desejamos ao Lessandro, a Nayara, o Adelson, a Ana, a Katia e ao Rogerio da Go faster  muitas trilhas em suas vidas! E agradecemos, de coração a parceria e amizade de todos!

Até breve!

 

Casal na Montanha! (Foto: Go Faster)

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: