fbpx
Por: Vanessa L. Franz

Trekking é o mesmo que caminhada em contato com a natureza, atividade física aeróbica. É considerada a mais antiga forma de deslocamento desde a era primitiva, quando o homem se tornou bípede e começou a caminhar.

 

Diferença de Trekking e Hiking

O trekking é uma caminhada com acampamento selvagem.  Na minha opnião, não há sentimento melhor de liberdade. Também conhecida como trekking de longas distâncias ou travessias.

Esse tipo de atividade física, exige uma mochila cargueira  e equipamentos de boa  qualidade. A alimentação também é de suma importância  e precisa ser planejada de acordo com  os dias em que irá estar na montanha, floresta, vale ou costeiras. Você vai precisar carregar tudo que necessita para sobreviver na natureza inóspita.

No Hikking a caminhada é apenas de 1 dia, ou seja, bate e volta. Para isso você precisa carregar uma mochila de ataque, com o que for necessário para aquele dia.  Apenas alimentação (aconselho lanches rápidos como frutas, bolachas e sanduíches), alguns acessórios, kit primeiros socorros, papel higiênico, protetor solar, roupas confortáveis, botinha ou tênis pré amaciados, chapéu e sacola para seu lixo.

É simples, por isso geralmente, as pessoas começam pelo hiking e depois é que se aventuram para um trekking, quando tomam gosto pelo esporte.

DICAS IMPORTANTES:

1- Não se aventure em trilhas que  não tenha conhecimento de orientação ou que não esteja seguro do caminho. Se você é iniciante, contrate um guia. Além de ele te orientar, vai te transmitir informações e tornar o trajeto mais seguro com a presença desse profissional. Não esqueça de pedir  que mostre sua credencial de guia de turismo, pois assim você valorizará o trabalho dos profissionais que atuam regularmente.

2- Antes de ir para determinado local, pesquise muito e saiba o nível da trilha, tenha conhecimento de seu corpo e sua mente. Saiba se você está preparado pra fazer esse tipo de caminhada.

3-Converse com pessoas experientes, que já fizeram o trekking e faça um checklist de tudo que você vai precisar levar.  Alguns itens essenciais são: Alimentação (planejada), Kit primeiros socorros,GPS ou carta topográfica ( se você sabe usar) lanterna de cabeça, barraca, saco de dormir e isolante térmico.

4-Evite pesos desnecessários, opte por equipamentos mais leves, caso não de pra você comprar, há agências e guias que alugam equipamentos. Você pode também, optar por improvisar sem aumentar o peso de sua mochila, mas leve apenas o essencial.

5-Sinta o momento presente, o contato com a natureza,  a paz e a tranquilidade de estar em um lugar como este, perfeito para meditar.

6-Sempre escolha fazer o trekking com alguém e não sozinho. Pois nunca se sabe o que pode acontecer, é melhor ter alguém que esteja contigo para sua segurança.

7-Nunca vá para uma trilha com o calçado novo, pois você pode se arrepender na metade do caminho. Prefira botas específicas para trekking, de preferencia 100% impermeável. Se vai comprar, faça isso bem antes do dia da trilha e use no dia-a-dia para amaciá-lo.

8-Preserve a natureza. Leve uma sacola e SEMPRE carregue o seu lixo, deixe a penas suas pegadas. Não leve nem uma pedra ou planta do local.  Não faça fogueiras em locais não apropriados, somente se for uma emergência. Em parques nacionais, estaduais, municipais é extremamente proibido e o indivíduo pode ser responsabilizado por crime ambiental.

9-Antes de sair para fazer uma trilha, avise amigos ou parente qual será o  destino, quando inicia e quando retorna. É importante que alguém saiba de sua aventura, por questão de segurança.

O Trekking é a atividade perfeita para relaxar em contato com a natureza e fugir do stress de cada dia.  É uma atividade ao ar livre que requer disposição e esforço, mas que proporciona sensação de liberdade, bem estar e qualidade de vida. Por isso é importante que você vá fazer um trekking, mas não esqueça de saber o que está fazendo, comece com o hiking, contrate um guia experiente  e desperte seu espírito AVENTUREIRO!

 

Sobre o que levar na mochila clique aqui <–

 

Casal na Montanha!

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: