fbpx

Nos dias 22 e 23 de julho, aconteceu o tão esperado Trekking Nascer do Sol nos campos de altitude, na Pedra Branca.  Reunimos cerca de 16 trilheiros em uma experiência incrível.

SÁBADO, 22 DE JULHO.

O ponto de encontro foi no restaurante Salto das Águas a partir do meio dia.  Alguns integrantes chegaram mais cedo para aproveitar para almoçar a comida caseira da Dona Maria.

Enquanto chegavam, nós guias, fazíamos a recepção e pegávamos a assinatura do termo de responsabilidade.

À 1 h da tarde, como combinado   saímos em comboio, em direção a Pedra Branca.  Depois de 22 km, seguímos um bom trecho por estrada de chão,  os turistas já podiam observar a serra de vários ângulos. Chegando em baixo da trilha, deixamos os veículos próximo a um galpão. De mochila nas costas seguimos em direção aos campos.

Caminhamos costeando o vale do rio águas frias e e logo adentramos a mata nativa. Para chegar até a base do acampamento, são cerca de 600 metros de subida e 5 km em zig zague.  No trajeto encontra-se 2 nascentes de águas cristalinas.

As mochilas estavam pesadas porém a nossa energia e empolgação nos manteve firmes e fortes até lá em cima. Até o violão decidimos levar dessa vez . Chegando no primeiro platô, a primeira vista na face leste é os imponentes Soldados e o Pico arranha céu. Passamos pelo ”facão” (passarela de 3 metros de largura com principio dos dois lados), alguns trechos de mata nebular e finalmente chegamos no acampamento com vista privilegiada, de um lado o vale e o imponente perau, e no outro,  a região do Caeté, onde avistamos os Soldados (4 formações rochosas enfileiradas)  e o Campo dos padres (Extensão de campos de altitude que liga vários municípios vizinhos).

Mairon e Sara

Montamos acampamento, enquanto o Renan ia buscar água em um riacho mais a frente. Eu acomecei a preparar o jantar na montanha, enquanto apreciava o nascer do sol com o pessoal.

A noite foi chegando e junto dela a constelação se fez presente, lenha na fogueira e jantar pronto! A noite na Pedra Branca mais uma vez se tornou luxo na montanha.

Arroz com strogonoff de frango e batata palha, feito com muito carinho para os nossos aventureiros!

Logo a pós teve sobremesa, marshmallows dourados direto da fogueira.

Ao contemplarmos as estrelas,  não demorou muito para aparecer os meteoros que passavam rasgando o céu. O nosso amigo Gabriel tocou violão para animar ainda mais a noite! Muita cantoria, risadas e conversas rolaram , a energia do momento era a melhor possível!

Céu incrível na base do acamamento!

DOMINGO, 23/07.

Acordamos cedo, às 6 h, olhamos para fora da barraca, a neblina tomava conta da montanha. Infelizmente não é sempre que conseguimos ter o espetáculo do nascer do sol,  porém esse é um motivo para os turistas voltarem a trilhar novamente em nossa região. Deitamos novamente na barraca e lá pelas 8 h levantamos para fazer o café quentinho e fresquinho com biscoitos caseiros.

Ás 9 h com as mochilas de ataque, seguimos em direção ao cume.  Caminhando sobre os campos, próximo as encostas, subimos e quase chegando, tivemos essa vista do mar de nuvens, o dia estava perfeito para praticar trekking.

No cume, à 1660 mt de altitude, a vista estava perfeita, o céu limpo nos proporcionou uma ampla visão de toda a região, principalmente do Campo do Padres e pontos mais altos de SC.  No esconderijo, retiramos a caixa com o livro de registro, e todos assinaram seu nome.

Depois de fotos, contemplação e lanche, fomos em direção as bordas do perau. Fizemos um alongamento de yoga com o pessoal, a saudação ao sol, para sentir a energia da montanha e agradecer pelo dia maravilhoso.

Voltamos para a base do acampamento e já desmontamos nossos equipos para retornar. Foram 2 dias incríveis ao lado desses trilheiros vindos de diferentes municípios do estado, com o mesmo gosto pela aventura.  Agradecemos a presença de todos, por fazerem desse evento, realidade, uma experiência inesquecível com parceria, humildade,amizade, conhecimento e paz interior, tudo que precisamos para renovar as energias.

Pra você que tem vontade de viver essa experiência mas não tem os itens necessários, não se preocupe, o Casal na Montanha  aluga equipamentos!

Mais informações sobre esse roteiro você encontra aqui –>Trekking Nascer do Sol PB

Confira mais imagens dessa aventura aqui:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: