fbpx
Por Vanessa.

 

No final de semana, dos dias 08 e 09 de julho de 2017, aconteceu o 2° encontrão do maior grupo de montanhistas do sul do Brasil, o TRIP MONTANHA! Mais de 100 pessoas participaram, dentre eles, Trekkers, canionistas, escaladores, bombeiros, fotógrafos e guias de turismo. Juntamente com a parceria Casal na Montanha, o local escolhido foi a Pedra Branca, Alfredo Wagner, SC.

Desde terça feira Eu e o Renan estávamos na correria para deixar tudo conforme planejamos.  Os primeiros a chegarem, foram os irmãos escaladores Felipi e Fabiano Ronchi com suas esposas, Laura e Meg. O objetivo deles era escalar alguma rocha interessante e esse tóten foi o escolhido ->

Rolê de quadricículo na quinta.

 

Agulha em destaque com 70 metros. Tente achar o escalador, rsrs. Tóten conquistado! Apelido: Moicano. Via: feromonio 7a (8a/A1) E2

 

SEXTA – 08 DE JULHO

Na sexta feira a tarde começaram a chegar os primeiros integrantes, que escolheram os melhores locais para acampar de frente para o imponente perau.  Ao anoitecer a lua quase cheia apontou no alto da montanha. Nos deslumbramos com seu tamanho e beleza. A turma foi aumentando e a noite ficou animada ao redor da fogueira com o violão! O som rolou até tarde com boas conversas e risadas regadas de bons vinhos e cerveja artesanal CLIMB!

Lua cheia na montanha é espetacular!

 

Começando o luau com uma bela fogueira para aquecer a noite fria!

 

SÁBADO – 09 DE JULHO

Às 7 hrs do sábado, eu Vanessa estava aposta  à receber os participantes  para assinarem  o termo de responsabilidade, entregar suas camisetas + adesivos e escolher uma das trilhas: Pedra Branca + Pinheiro de Pedra ou Pedra Branca.

No bazar, tínhamos à venda produtos coloniais, camisetas,bebidas, TROCA E VENDA de usados, mandalas, bolo de pote e etc…

Na área do rancho vendiam cerveja artesanal CLIMB e artesanatos  dos nossos amigos escaladores!

Cerveja Climb e artesanatos da família Ronchi!

O café da manhã contou com cucas deliciosas trazidas pelo nosso amigo Alex, da confeitaria Doce companhia de Rio do Sul, conhecida em todo alto vale.

 

Ás 9 hrs da manhã conforme o itinerário, o Renan guiou algumas pessoas do grupo para conhecer a Cachoeira do Cânion Escondido, essa que vêm do Campo Chato, nasce no Campo dos Padres. Com uma beleza única, são cerca de 40 metros de queda. Trilha considerada leve, de 4 km ida em volta, costeando o cânion.

 

A Imponente Cascata do Cânion Escondido!

O almoço de sábado, como já combinado, seria o ”Guisado Montanhês”. Cada um anotou o ingrediente para trazer e compartilhar no panelão. Esse guisado é um tipo de risoto de montanha,  feito pelo Ellio Merini e demais ajudantes.

Panelaço de ”Guisado Montanhês”

 

Galpão onde foi o bazar da montanha e workshops. Ao lado Pousada Vô Chico, onde aconteceu o almoço e a janta.

A tarde rolou uma intensa programação com worshops, que contou com fotógrafos, escaladores, bombeiros, caionistas e guias. O Cristian apresentou a organização e falamos um pouco do roteiro de domingo.

Baza da Montanha e ao lado rolando os workshops!

 

Casal na Montanha e Cristian (Líder do Trip Montanha)

WORSHOPS

1- Birdwatching na serra catarinense com Dario Lins, de Bom Retiro. ”Fotógrafo por natureza. É o autor do livro OLHAI AS AVES DO CÉU – Registro Fotográfico da Avifauna da Serra Catarinense, no qual apresenta as mais belas aves e paisagens dessa bela região do Brasil. Os longos anos em busca das mais belas imagens da fauna e flora da serra catarinense lhe propiciou o conhecimento dos lugares mais incríveis dessa região singular de beleza ímpar com “paisagens cinematográficas”.”

2- Primeiros Socorros e Sobrevivência na mata com André Celestino. Bombeiro à 17 anos, mora atualmente em Ascurra, SC. Ministra palestras também de combate à incêndio, resgate em áreas remotas e resgate vertical. Um dos proprietários da empresa START Treinamentos e Assessoria. Na palestra ele ressaltou sobre manter a calma quando acontecer algum acidente, como e quando acionar um serviço de emergência e o que fazer quando se perder na mata.

 

3- Canionismo com Carlos Eduardo Madonna. Canionista desde 1999, mora atualmente em Florianópolis.  Proprietário e opera comercialmente pela ECOXPERIENCE, participou da comissão organizadora de encontros nacionais e internacionais de Canionismo. Ministra cursos de Canionismo no Sul do Brasil atualmente e participou de aberturas de vias em várias regiões, principalmente na região da serra preta, complexo da Serra da Canastra MG.

Em sua palestra, explicou sobre as diferenças de rocha dos cânions da região, ancoragens, o beirismo que pode trazer riscos, rapel auto molinete que usam como aproximação da cachoeira ou perau para a segurança dos beiristas.

4-  Escalada com Filipe Ronchi. O escalador é de Nova Veneza, atualmente mora em Praia Grande, SC.  Com sua combi ele viaja em busca de novas vias e conquistas. Ele também é cervejeiro, dono da fábrica Climb cerveja artesanal. Um dos maiores escaladores do Sul do país. Com mais de 50 vias conquistadas, sendo algumas em nossa serra catarinense. Em sua palestra contou um pouco das histórias de escaladas que já fez na Patagônia, Cordilheira dos Andes, as grandes paredes do Brasil, além claro de suas conquistas em nosso estado.

 

A noite de sábado usamos o espaço da pousada Vô Chico  para o churrasco de montanha.  Teve carne assada, maionese, quentão, farofa… foi um banquete e tanto!

Carne ”literalmente” rolando! rsrs

Nessa mesma noite rolou o sorteio da rifa organizada pelo João Vitor Kudla. Conseguiu patrocínios de marcas bem conhecidas, entre elas estava Extremme, Outdoor, Deuter, Conquista. Foram mais de R$1.500 em prêmios.

Confira todos os prêmios que foram sorteados nesse dia:

-Mochila Deuter Zugspitze Apoio: Deuter
-Panela X Pot 1.4 (Laranja) Sea To Summit Apoio: Extreme Outdoor
-Fleece Vibe Man M Masc Conquista (Cor:sorteio) Apoio: Extreme Outdoor/Conquista
-Camiseta Dry Cool Conquista Manga Longa Feminina M (Cor:sorteio) Apoio: Extreme Outdoor/Conquista
-Tigela X-Bowl Sea To Summit Apoio: Extreme Outdoor
-Caneca X Mug Sea To Summit Apoio: Extreme Outdoor
-Caixa de Cerveja Climb Apoio: Filipe Ronchi
– Camiseta Manga Curta Casal na Montanha Modelo: Unissex Apoio:Casal na Montanha
– Camiseta do 2° Encontrão Trip Montanha
– Gorro Tornado Conquista Apoio:Extreme Outdoor/Conquista
– Camiseta do 1° Encontrão Trip Montanha
-Quadro no String Art. Apoio:Laura Zomer
-Calça Outdoor Apoio:Caratuva (Empresa de Curitiba)

Apoio:Extreme Outdoor, Deuter, Conquista, Casal Montanha, Caratuva, Cerveja Climb (Filipe Ronchi) e Laura Zomer.

Foto dos ganhadores:

Luan Beerli

 

Rafael Busarello

 

Jorge Rafalski

 

Camiseta dry fit Casal na Montanha: Lucas Azambuja

 

Ganhador do prêmio mais desejado: Mochila cargueira Deuter! Maicon Jung

Logo após o sorteio e entrega dos brindes, rolou mais um luau. Momento de trocas de experiência e  descontração. Nessa noite não nos empolgamos tanto em ficar até mais tarde acordados,  pois no outro dia, 6 hrs tínhamos de estar prontos para começar a trilha.

 

DOMINGO – 10 DE JULHO

No domingo, acordamos cedo, Renan guiou o primeiro grupo à trilha difícil às 6 hr, ao Pinheiro de Pedra. Ás 7  hr, sai o segundo grupo junto comigo. Já cedo a Pedra Branca estava escondida por de trás das nuvens. Durante o caminho, conseguíamos avistar nossas barracas ao longe, porém quanto mais subíamos, menos visibilidade tínhamos, por todo o caminho a pedra branca  manteve-se fechada e misteriosa.

Porém como todo trilheiro, sabe que na montanha o clima é imprevisível.  Mas não foi por isso que deixamos de curtir o momento em contato com a natureza, trocando ideias e mantendo a parceria.  No ponto mais alto, assinamos o livro de cume e fomos para as bordas da pedra branca. Chegamos novamente a base às 4 da tarde. Logo o primeiro grupo, do Renan já estava chegando também.

Foram dias incríveis, ao lado dessa galera especial amantes das montanhas. Ficamos muito contentes de recebê-los para fazer o que mais gostamos, trocar experiências de aventura e caminhar em contato com a natureza! Agradecemos muito pela presença de todos. A Pedra Branca ficou sem visibilidade no domingo, mas acho que foi um estratégia providencial, para que todos retornem em um outro momento!

Contamos com a presença da nossa amiga alfredense e repórter do TJ UFSC, Manuela Schutz Mariani, que divulgou esse evento! Confira a matéria aqui:

 

Conheça as trilhas feitas nesse dia:

OPÇÃO 1 – Circuito Campos de Altitude Pedra Branca

  • Distância total: 16km
  • 900m de ascensão
  • 6 a 8 hrs duração
  • Nível moderado superior – Ritmo Leve
  • SAÍDA 7 hrs
  • Previsão de retorno: 17 hrs

Mapa da trilha:

OPÇÃO 2

A Conquista do Pinheiro de Pedra – Circuito Pedra Branca + Pinheiro de Pedra

  • Distância total: 24km
  • 1350m de ascensão
  • 8 a 12hrs de duração
  • Nível Difícil – Ritmo Superior
  • SAÍDA 6:00 Hrs
  • Previsão de retorno: 19:00 Hrs

Mapa da Trilha:

 

-> Saiba mais sobre a Pedra Branca Clicando aqui

 

Confira mais imagens do encontrão:

 

 

ATENÇÃO:

Para este tipo de aventura somente é permitida o acesso com GUIAS que tenham autorização na área a ser visitada e com experiência no lugar.

– Não se arrisque tentando fazer esta caminhada sem autorização e conhecer a região.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: