fbpx
Escrito por: Vanessa

Hiking na montanha, o dia 22 e 23 de abril ficarão eternizados em nossas memórias. Mais um grupo guiado com sucesso nesse final de semana. Um dia lindo com pessoas super alegres em uma das caminhadas mais difíceis e bonitas do nosso estado!

25 trilheiros vindos de Florianópolis, Santo Amaro, Balneário Camboriu, Bom Retiro, Pomerode, Rio do Sul, Lages e Porto Alegre estiveram presentes em uma das trilhas mais belas do Sul do Brasil, a  Pedra Branca.

Criamos este relato para os participantes terem esta bela lembrança, deste que foi um lindo final de semana na montanha!

Sábado 22 de Abril

A concentração aconteceu a partir do meio dia no Restaurante Salto das Águas conforme o combinado,  Já eram 14:40 e todos estavam ansiosos para partir logo rumo a pedra branca, então apresentamos o trajeto que faríamos até a base do acampamento e partimos em comboio.

Destaque para o “Rosto do Macaco” na rocha, fica ainda mais intrigante nas manhãs quando se escuta o roncar dos bugios nas serras.

 

Saímos em comboio, pontualmente as 15 hrs. No trevo de Alfredo Wagner seguimos sentido à serra. São cerca de 7 km de asfalto e  mais 17 km de estrada de chão, passando diversas porteiras e entrando no vale.

Trajeto Pedra Branca estrada de chão.

Chegamos na base PB  ás 16 hrs e começamos a preparar o acampamento, o momento da chegada é sempre bacana, as pessoas sempre ficam muito impressionadas com a imponência das montanhas ao nosso redor, montar a barraca num local assim é um enorme prazer para qualquer amante de atividades outdoor, são mais de 300mts verticais de rocha exposta que impressionam qualquer um.

A base PB ( Pedra Branca) é um abrigo de montanha com luz elétrica que oferece cozinha com pia, fogão à gás,fogão à lenha, geladeira, mesa com cadeiras, churrasqueira e banheiro com chuveiro.

Os visitantes podem chegar até lá com seu próprio veiculo, o que facilita bastante a logística do acampamento.

Montando acampamento à 1080 metros de altitude.

 

Logo depois o guia Renan conduziu o grupo a uma leve caminhada, para ”esticar as pernas” até a Cachoeira do Poço Fundo e Cachoeira da Cascata, com um ótimo poço natural para banho, uma pena já estar no final de tarde e sol estar saindo, mesmo assim um aventureiro se banhou nas águas geladas do riacho.

Final de tarde na pedra branca!

A cachoeira da cascata tem um poço com cerca de 1,80m de profundidade maxima, o que a torna o lugar ideal para banho

Cachoeira da Cascata, bem próximo ao começo da trilha Pedra Branca.

Enquanto isso na base, a guia Vanessa se adiantou no preparo do jantar montanhês, com saladas, maionese de batata, pães e linguicinha.

Quando o grupo retornou do breve passeio, servimos o jantar.  Uma fogueira foi feita para os participantes se aquecerem do friozinho da serra e ficarem em volta comendo, bebendo e interagindo,  enquanto curtiam o pôr do sol e a noite estrelada. Galera super alto astral, a noite de sábado foi show!!

Anoitecer no camping a 1.080mts de altitude

Nada melhor do que estar com pessoas que amam a natureza neste paraíso natural! certeza de novas amizades!

Confraternização numa noite gelada na montanha, o vinho e a fogueira no camping caíram bem!

Lá pelas 10 horas o pessoal foi se recolhendo para as barracas, pois o dia no domingo seria intenso! Noite super agradável e silenciosa para dormir bem.

A nossa Base PB e a noite estrelada.

Acampamento na pedra branca é 1 BILHÃO  de estrelas!!

Domingo 23 de abril

Dia do desafio! confira o trajeto percorrido:


Nós guias,  acordamos 5 hrs e 30 min para preparar o café. 6 hrs já estávamos apitando para acordar o pessoal. Avisamos para já desmontarem suas barracas, porque se deixássemos para o retorno da trilha, seria cansativo.  6 hrs e 30 min todos fizeram seu lanche e tomamos o café.

Antes da trilha, reunimos o grupo para foto, informações da Pedra Branca e avisos paroquiais!  Todos estavam super empolgados para iniciar esta grande aventura.

Concentração pré- trilha!

Como é bom reunir pessoas desconhecidas com gostos em comum! É parceria na certa!!! O desafio nesse dia era chegar ao cume da Pedra Branca à 1666 metros de altitude.

Uma caminhada longa com cerca de 900 metros acumulados! É uma subida e tanto até chegarmos as bordas do perau branco. Um grande desafio para os aventureiros!

Iniciamos à 7 hrs. O começo da trilha é aberta em meio a diversidade de plantas. Escutamos o intenso barulho do Rio Águas Frias que corre ao nosso lado.

Na trilha, antes da subida atravessamos alguns riachos de águas cristalinas!

Por toda a subida encontramos riachos, nascentes e cachoeiras! como a Pedra Branca tem abundancia de água! Água é vida!!

Cachoeira das Araucárias!

E quando avistamos essa paisagem, pegamos a esquerda, por trilha de boi. A trilha vai ficando mais estreita conforme avançamos mata à dentro. A partir dai a aventura começa a ficar mais interessante. Paramos na primeira nascente para encher as garrafinhas e continuamos. Guia Renan sempre na frente e eu Guia Vanessa atrás fechando o grupo.

Subimos a serra, em progressão lenta, com algumas paradas para descanso. São 70 curvas até a base do primeiro platô.  Tivemos um bom desempenho nesta subida, até vencer a serra mais ingrime no ponto de bifurcação ao sul campo dos padres, norte pedra branca. Lá em cima na chapada, fizemos uma parada para lanche e contemplação aonde temos uma vista maravilhosa, em destaque para os ”Soldados Sebold” e o ”Maciço do Pico Arranha Céu” vistos no lado leste.

Na base do primeiro platô à 1419 metros de altitude.

Passamos pelo ”facão” ( passarela com principio dos dois lados) e depois subimos pelos campos, vegetação rasteira, predominando as imensas turfeiras. Mais duas serras e estávamos no cume da Pedra Branca. Paramos novamente para lanchar e contemplar a paisagem. Estávamos a 1666 mt de altitude, vista em 360°.

 

No Topo da Pedra Branca com vista para os pontos mais altos de SC. Grupo de trilheiros de vários lugares de SC E RS.

Próximo ao meio dia chegamos no cume, onde fizemos parada para lanche e assinamos o livre de cume.

Assinando o livro de cume.

Mais um trecho de descida através de uma trilha um pouco mais acidentada e estávamos nas bordas do gigante perau branco.

Nas bordas da imponente Pedra Branca!

Contemplamos a vista mostrando vários atrativos naturais e várias fotos foram tiradas para eternizar o momento.

Logo a pós o Guia Renan foi seguindo as bordas para a direita, próximo a cachoeira invertida (como não tinha vento, ela não inverteu)  e tirou belas fotos do grupo de outro ângulo.

Veja como é imponente o paredão diante de nós seres humanos. São cerca de 300 metros de rocha exposta.

Também foram feitas fotos apenas das mulheres pra divulgar o Trekking por Elas, grupo de trilheiras criado com intuito de inspirar mais aventureiras para esse meio, dando valor a simplicidade e os momentos em contato com a natureza! E não é que estamos dominando as montanhas? Só nesse evento havia 16 mulheres nessa caminhada.

Trekking por Elas! Muito obrigada pela presença de todas na Pedra Branca.

Antes de retornarmos convidamos todo o grupo para um alongamento da yoga, a saudação a sol. O objetivo é ter um bom rendimento na caminhada e prevenção de lesões. Sendo que esta é antigas de posturas que possui um exercício cardiovascular completo! Equilibrando mente, corpo e alma!

Saudação ao sol, energia da montanha!

Na volta fomos em direção ao ao atalho à esquerda, uma descida de trilha técnica acidentada. Algumas pessoas tiveram dificuldades nessa parte, mas como sempre digo, devagar e sempre! Acompanhei o pessoal atrás durante todo o retorno. O Renan indo na frente do grupo, nos comunicávamos pelo rádio. Chegamos as turfas e charcos, durante o caminho tirávamos mais fotos, para aproveitar bem o restinho do dia.

Logo atravessamos  o facão, e descemos a a trilha,  acompanhando a galera de trás que seguiam em uma progressão mais lenta devido algumas dores, o Gabriel e a Flávia foram comigo também para ajudar a  motivar o pessoal.  Quando chegamos no final da descida paramos  na nascente e enchemos as garrafinhas, o trecho mais complicado já tínhamos vencido!

Percorremos todo o trecho ao lado do rio, até próximo a cascata e o Renan já estava nos esperando de camioneta para o resgate de volta a base. Um dia de muita parceria, desafio e superação com essa turma!!!

Parabéns a todos que venceram o desafio da Pedra Branca.  Um dos grupos mais bacanas de nossas guiadas, mais uma vez um muito obrigada a todos pela presença e por virem conhecer a nossa bela região! Fiquem de olho no Casal na montanha e acompanhem nossos próximos eventos!

O Casal da Montanha te espera de braços abertos para muitas aventuras!

 Nos encontramos nas próximas trilhas!

Confira mais imagens do hiking Pedra Branca 22/04

ATENÇÃO:

Para este tipo de aventura somente é permitida o acesso com GUIAS que tenham autorização na área a ser visitada e com experiência no lugar.

– Não se arrisque tentando fazer esta caminhada sem autorização e conhecer a região.

Agende esta caminhada, clique aqui e entre contato conosco

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: