fbpx
Escrito por Renan Schuller.

No dia 27 de abril de 2016 o Casal na Montanha desembarcou no Rio de Janeiro, onde pretendíamos passar 2 semanas explorando as belíssimas praias e montanhas do rio, e conhecer a cultura da maior cidade turística do brasil!

E para o dia 28 de abril já tínhamos uma desafiante trilha marcada, uma das trilhas mais técnicas da Zona Sul do Rio, a Pedra da Gávea. Seria minha segunda vez lá em cima, e a primeira da Vanessa, que estava apreensiva se conseguiria chegar lá! Com antecedência contratamos o Guia de aventura Max, da Disposição Trilhas e Rapel, com quem nos encontramos as 7 da manhã na Estação de metro.

gopr1669

A pedra da Gávea

É considerada a maior rocha de granito gnaise a beira mar em todo o mundo e fica localizada entre os Bairros de São Conrado e Barra da Tijuca. O acesso é feito por dentro do Parque Nacional da Tijuca.gavea-1024x640

Do seu topo, 844m acima do nível do mar, avista-se a Barra da Tijuca, Jacarepaguá, São Conrado, Zona Sul, Baia de Guanabara, e em dias com boa visibilidade a Região Serrana e o Dedo de Deus.

Fenícios, portais, alienígenas…

A trilha para a Pedra da Gávea é a que reúne maior número de lendas. A primeira surgiu no séc. XIX,  quando um grupo de pesquisadores do IHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro) encontrou marcas na rocha, interpretadas como resquícios de inscrições fenícias antiquíssimas. As inscrições foram até mesmo traduzidas e o local passou a ser apresentado por alguns como as ruínas de uma esfinge. Além disso, há alguns que defendem ser a Pedra da Gávea um portal para outras dimensões,entrada para cidades subterrâneas e local de visita de discos voadores, o que rendeu até mesmo uma  capa de revista nos anos 50!

1156587959_f

Apesar de tantas lendas, vale lembrar que a erosão é uma explicação bem mais razoável para a Cabeça do Imperador e para as marcas nas vertentes da montanha.

Dia de Aventura

Começamos a caminhar por volta das 7:45, desde a estrada onde desembarcamos do ônibus, a poucos metros acima do nível do mar,  nosso objetivo estava amais de 840 metros acima de nós. a subida até o inicio da trilha é feita por estrada asfaltada, no caminho encontramos bombeiros que nos alertaram dos riscos da parte da carrasqueira, local da trilha muito técnica e perigosa onde acontecem muito acidentes com turistas, estávamos preparados para este trecho com o kit rapel para garantir a segurança na subida e descida.

g0081749
Partes complicadas..

Quanto mais subíamos mais bela era a paisagem, o dia estava um pouco nublado, porém estava um clima agradável, não tão quente como imaginávamos. Conseguimos aproveitar a caminhada com ar fresco.

g0051705

O guia Max da Disposição Trilhas e Rapel RJ nos surpreendeu, agradecemos ao Fábio do cânion a indicação, pois frequentamos o mesmo curso de canionismo. Foi um prazer conhecer um guia de aventura do rio, e conhecer mais sobre a realidade do ecoturismo do Rio de Janeiro.

g0161797
No topo do Rio, vista para Barra da Tijuca

Após uma dura subida pela ingrime trilha chegamos ao cume da Pedra da Gávea, ponto mais alto da zona sul do rio!

Vídeo gravado após a chegada ao cume!

Janela do Céu, este local é bastante usado por escaladores.

g0031690
Janela do Céu

O tempo permaneceu aberto por cerca de 1 hora enquanto estávamos lá em cima, logo apareceu o  vento que trouxe muitas nuvens para a montanha, ficamos no meio do nevoeiro.

gopr1824

Na ponta dessa pedra estão os 844m de altitude da Pedra da Gávea.

pulo
Viva o Rio!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: