fbpx
Escrito por Renan.

No último feriadão aconteceu em Santo Amaro da Imperatriz o segundo curso intensivo de formação de canionistas de SC, e estivemos por lá, nos 4 dias de curso, quarta, quinta, sexta e sábado.

gopr0143

O curso foi ministrado pelo nosso amigo Fábio de Brasilia, conta com anos de experiência e domina as técnicas mais atuais e seguras para este tipo de atividade.

gopr9887
Fábio do Cânion, um dos melhores canionistas do Brasil no cânion imperatriz em Santo Amaro.

Já estive presente no primeiro curso realizado no feriadão de Pascoa deste ano, onde me foi passado todas as técnicas de cordada, refiz o curso este ano se atualizar e para reforçar o aprendizado e as técnicas seguras de rapel em cachoeiras, resgate, e reencontrar os irmãos de corda, amigos do último curso.

g0179987

O Canionismo é uma das maiores aventuras em contato com a natureza. É a exploração a pé nas gargantas e cânions nas cabeceiras dos rios, usando técnicas como rapel, pular, nadar e escorregar. O caminho é o rio com suas corredeiras, cachoeiras, poços e pedras cobertas pela mata.

gopr9167
Rapelando no Cânion da Imperatriz

Começamos o curso na quarta-feira a tarde com aulas teóricas, reunidos em circulo no acampamento mesmo. Conversamos sobre o inicio do canionismo no brasil, equipamentos básicos, águas brancas, preservação do meio ambiente, especialmente em leitos de rio, e depois partimos para o  treino prático com os equipamentos, começando aprendendo os nós básicos usados no canionismo.

Treinamos bastante os nós mais importantes usados para ancoragem, debreável e não debreável, arremates, e todos os equipamentos usados neste tipo de aventura, pra quem não tinha equipamento eles alugavam ou emprestavam, isso é ótimo, pois você conhece o equipamento antes de usar, e quando comprar estará comprando o equipamento correto para o uso correto, sem surpresas.

Ancoragens

Ancoragens, este é um nó Lorenzi, usado para esticar tirolesas.

O curso e o acampamentos dos alunos aconteceu na Ativa Rafting em Santo Amaro, o treinamento e exames práticos foram feitos no Cânion da Imperatriz, próximo ao camping.
A via do Cânion da Imperatriz foi aberta em 2015 por nossa turma de canionistas no final do curso, botamos em prática nossos conhecimentos e conquistamos o cânion imperatriz com suas 9 quedas, a maior delas com 60m, também reequipamos o cânion Forquilhas no último curso.

gopr8962
Remontando ancoragens no Cânion Forquilhas.

 

Dia de Chuva: Treinando na base da Ativa Rafting

gopr9769
Treino de subida em corda, usando o Shunt.

Então na sexta-feira começamos o tão esperado treinamento prático,

No terceiro dia de curso chegou o tão esperado dia de cânion, subimos a trilha íngreme rapidamente até quase o topo, todos animados para descer o cânion imperatriz e por em prática as técnicas que aprendemos.

g0029780
Pessoal se preparando para iniciar a montagem do rapel e descidas

Formamos duplas, onde cada um montaria e desmontaria um rapel, assim como é trabalhado numa situação real de canioning.

A primeira dupla monta o rapel, desce todo o grupo, e desmonta o rapel. enquanto isso a segunda dupla vai montando o rapel lá em baixo e descendo a turma, assim vamos descendo as cachoeiras.

Na foto abaixo o Mark iniciando a descida, e eu esperando para descer e recolher a corda.

gopr0092
Ancoragens devidamente montadas, agora é só descer.

Uma coisa bacana do curso é a galera que participa, todos são amantes dos esportes de aventura, e a união dessa galera num acampamento de 4 dias é certeza de novas amizades e muitas risadas. Uma coisa é certa no cânion, você confia sua vida na mão do seu amigo, o canionismo é um esporte de muita técnica e alto risco, um acidente pode ser fatal, você confia sua vida na ancoragem que outra pessoa fez. Estamos sempre cuidando um do outro,  pegamos o costume de sempre verificar e buscar erros nos equipamentos/técnicas do parceiro e corrigi-lo, evitando assim qualquer erro, Quem já deixou um mosquetão sem travar sabe disso! Tudo é sistematizado, e treinado muitas vezes para repetir sempre da mesma forma.

gopr0109
Paulista em um dos últimos rapéis do Cânion Imperatriz.

 

Este foi o percurso  feito por nós no treinamento de sexta-feira:

Confira mais fotos deste dia:

 

Atenção: Não tente realizar este tipo de atividade sem ter os equipamentos adequados ter conhecimento das técnicas corretas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: