fbpx
Por Vanessa Laura Franz.

Com clima temperado predominante da mata Atlântica, próximo as nascentes de águas cristalinas, a Pedra Branca  nos reporta a uma paisagem bucólica.

No inverno, o clima é de frio intenso com formações de geadas e até neve nos pontos mais altos. As caminhadas são mais produtivas nessa estação, devido a sensação de bem estar que o ar proporciona e com a agradável presença do sol que é constante durante o dia.

A trilha da Pedra Branca é tranquila de se fazer, em meio a mata densa, uma das mais lindas e ricas em diversidades naturais da nossa região, no caminho encontramos 3 nascentes. Todo o caminho da trilha, na subida se dá, ao lado do curso do Rio Águas Frias. Sem contar as  diversas espécies de plantas nativas com a sassafrás, cedro, cascadanta, gabiroba, fritz, cangerana, xaxim, araucárias, bromélias e orquídeas.  Já a fauna, se destaca as aves (mais visíveis), os macacos, cachorro do mato, leão baio (quase em extinção) e animais peçonhentos.

1902952_566355880149996_7305380645513209948_n
Na trilha, destacam-se os imensos xaxins.

 

A Pedra branca localiza-se no Extremo Norte da Serra Geral. Próximo dali temos a serra da Barriguda e a Serra Nevada.

Ao sul localiza-se o Campo dos padres.  Nas partes baixas temos a RPPN Pedra Branca ( Reserva Particular do Patrimônio Natural) é uma unidade de conservação criada pela vontade do proprietário que assume compromisso com a conservação da natureza.  Nosso estado tem o primeiro proprietário rural a aderir a RPPN em suas terras em Alfredo Wagner.

A vegetação é bastante heterogênica, associando vários ecossistemas.  Intensifica-se a Floresta da Araucária, a Mata Atlântica e nos pontos mais altos, os campos naturais.

A fauna e flora exuberantes, integradas às paisagens naturais, fazem da Pedra Branca um verdadeiro paraíso, apresentando vários pontos de interesse, como a Serra da Pedra Branca, o Pinheiro de Pedra, o Perau Branco e a deslumbrante Lagoa da Serra Nevada.

A formação geológica é formada por rochas do grupo Itararé (Formação Rio do Sul), grupo Guatá (formação Rio Bonito e Palermo) e escassos afloramentos da Formação Irati.

Outros atrativos naturais são as cachoeiras, fizemos um levantamento das que conhecemos:

  • Cânion Escondido
  • Cachoeira do Campo Chato
  • Cachoeira da Chuvinha
  • Cachoeira do Poço Fundo
  • Cachoeira da Cascata
dsc09990
Cânion Escondido, próxima a entrada da trilha Pedra Branca

 

Cascata da Chuvinha
Cascata da Chuvinha

dsc09749

Cachoeira Campo chato! Via Trilha por dentro do cânion.

 

dsc09969
Cachoeira Poço Fundo

 

dsc09794
Cascata Natural

 

dsc09834
Na trilha, xaxim deitado!

Venha também conhecer as belezas naturais de Alfredo Wagner! A Pedra Branca é um pedaço do paraíso, para quem curte a tranquilidade, fazendo um exercício alinhado a saúde e o bem estar que o contato da natureza proporciona! Mais informações entre em contato com o casal guia, o Casal na montanha!!!

4 thoughts to “Saiba mais sobre a Pedra Branca

  • Renato Müller

    Renan e Vanessa… Vocês são especiais e bons naquilo que fazem; além disso, vocês se qualificam, para fazer bem feito, com qualidade e segurança, para bem atender às pessoas que contratam os serviços! PARABÉNS!

    Responder
  • Fernando J Zonatto

    Gostaria de saber o grau de dificuldade para chegar até o ponto da segunda foto (de cima para baixo, aquela com as 11 pessoas)? Tenho uma certa idade (55) e fora de forma, mas gostaria de conhecer essa beleza natural. Agradeço as informações que vc puder dar.

    Responder
    • Vanessa laura franz

      Olá!
      Para chegar naquele ponto da foto ( partes baixas da Pedra Branca, que já se encontra à 1000 metros de altitude) é muito tranquilo. Chegamos de carro, com cuidado, pois a estrada de chão é um pouco precária.
      São cerca de 22 km do centro de Alfredo Wagner. Próximo desse local tem uma área de camping e pousada! É praticamente o começo da trilha, saindo do Camping! Se tiver interesse mantenha contato por e-mail: casalnamontanhaa@gmail.com ou telefone: Guia Vanessa: (47) 98843-8693.

      Responder

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: