Por Vanessa Laura Franz.
Com clima temperado predominante da mata Atlântica, próximo as nascentes de águas cristalinas, a Pedra Branca nos reporta a uma paisagem bucólica.
No inverno, o clima é de frio intenso com formações de geadas e até neve nos pontos mais altos. As caminhadas são mais produtivas nessa estação, devido a sensação de bem estar que o ar proporciona e com a agradável presença do sol que é constante durante o dia.
A trilha da Pedra Branca é tranquila de se fazer, em meio a mata densa, uma das mais lindas e ricas em diversidades naturais da nossa região, no caminho encontramos 3 nascentes. Todo o caminho da trilha, na subida se dá, ao lado do curso do Rio Águas Frias. Sem contar as diversas espécies de plantas nativas com a sassafrás, cedro, cascadanta, gabiroba, fritz, cangerana, xaxim, araucárias, bromélias e orquídeas. Já a fauna, se destaca as aves (mais visíveis), os macacos, cachorro do mato, leão baio (quase em extinção) e animais peçonhentos.

A Pedra branca localiza-se no Extremo Norte da Serra Geral. Próximo dali temos a serra da Barriguda e a Serra Nevada.
Ao sul localiza-se o Campo dos padres. Nas partes baixas temos a RPPN Pedra Branca ( Reserva Particular do Patrimônio Natural) é uma unidade de conservação criada pela vontade do proprietário que assume compromisso com a conservação da natureza. Nosso estado tem o primeiro proprietário rural a aderir a RPPN em suas terras em Alfredo Wagner.
A vegetação é bastante heterogênica, associando vários ecossistemas. Intensifica-se a Floresta da Araucária, a Mata Atlântica e nos pontos mais altos, os campos naturais.
A fauna e flora exuberantes, integradas às paisagens naturais, fazem da Pedra Branca um verdadeiro paraíso, apresentando vários pontos de interesse, como a Serra da Pedra Branca, o Pinheiro de Pedra, o Perau Branco e a deslumbrante Lagoa da Serra Nevada.
A formação geológica é formada por rochas do grupo Itararé (Formação Rio do Sul), grupo Guatá (formação Rio Bonito e Palermo) e escassos afloramentos da Formação Irati.
Outros atrativos naturais são as cachoeiras, fizemos um levantamento das que conhecemos:
- Cânion Escondido
- Cachoeira do Campo Chato
- Cachoeira da Chuvinha
- Cachoeira do Poço Fundo
- Cachoeira da Cascata


Cachoeira Campo chato! Via Trilha por dentro do cânion.



Venha também conhecer as belezas naturais de Alfredo Wagner! A Pedra Branca é um pedaço do paraíso, para quem curte a tranquilidade, fazendo um exercício alinhado a saúde e o bem estar que o contato da natureza proporciona! Mais informações entre em contato com o casal guia, o Casal na montanha!!!
4 thoughts to “Saiba mais sobre a Pedra Branca”
Renan e Vanessa… Vocês são especiais e bons naquilo que fazem; além disso, vocês se qualificam, para fazer bem feito, com qualidade e segurança, para bem atender às pessoas que contratam os serviços! PARABÉNS!
Muito obrigado Renato! Estamos nos empenhando bastante em nosso projeto! 🙂
Gostaria de saber o grau de dificuldade para chegar até o ponto da segunda foto (de cima para baixo, aquela com as 11 pessoas)? Tenho uma certa idade (55) e fora de forma, mas gostaria de conhecer essa beleza natural. Agradeço as informações que vc puder dar.
Olá!
Para chegar naquele ponto da foto ( partes baixas da Pedra Branca, que já se encontra à 1000 metros de altitude) é muito tranquilo. Chegamos de carro, com cuidado, pois a estrada de chão é um pouco precária.
São cerca de 22 km do centro de Alfredo Wagner. Próximo desse local tem uma área de camping e pousada! É praticamente o começo da trilha, saindo do Camping! Se tiver interesse mantenha contato por e-mail: casalnamontanhaa@gmail.com ou telefone: Guia Vanessa: (47) 98843-8693.