fbpx
Escrito por Renan.

No final de semana do dia 8 e 9 de Outubro, fizemos uma visita técnica a Pedra Branca, local onde iremos realizar o evento “Hiking na Pedra Branca” um final de semana descontraído de camping entre amantes da natureza e caminhadas ao ar livre.

No sábado passamos uma tarde agradável na casa do Sr. Francisco, proprietário, e apresentamos o novo site da Pousada Vô Chico, um agradecimento por toda a ajuda para viabilizar o projeto Hiking a Pedra Branca.

imagem
Pousada Vô Chico, Clique e acesse o site

Nosso interesse como guias nessa visita é o de conhecer os belos lugares pouco explorados, na maioria delas cachoeiras e quem sabe trazer novas opções de atividades outdoor na região. Para isso contamos com a ajuda dos proprietários que prontamente se ofereceram para nos conduzir neste o dia de exploração.

Após a visita ao Sr. França, no final da tarde nos dirigimos a “cabana base” na pedra branca onde iriamos passar a noite. Esta que nos surpreendeu com um céu estrelado, a luz da lua deixava clara a imponência dos paredões, nos sentíamos privilegiados de estar a sós num lugar tão lindo.

dsc09657
Noite estrelada de lua crescente, e a Cabana Base onde pernoitamos.

Aproveitamos esta maravilhosa noite iluminada pela luz da lua para uma curta caminhada e fazer fotos noturnas usando tripé e longa exposição.

Montanha a luz da lua.
Montanha a luz da lua.

Um noite mágica na Pedra Branca!

dsc09682
Brincando com a luz

Aproveitamos a nossa estadia nesse lugar tranquilo e incrivelmente silencioso, sem sinal de celular ou wifi, para estudar e aprender mais sobre a região da serra geral, e continuar o planejamento do nosso evento, que acontecerá no dia 15 de outubro.

dsc09638
Casal na Montanha na cabana base.

Acordamos cedo para o domingo, arrumamos a mochila, tomamos café da manhã e aguardarmos a chegada do Francisco e sua esposa, que nos guiaria nessa expedição.

dsc09690
Amanhecendo na Pedra Branca

A lista de pontos de interesse que conhecemos neste domingo de sol é essa:

  • Cânion Escondido
  • Cachoeira do Campo Chato
  • Cachoeira da Chuvinha
  • Cachoeira do Poço Fundo
  • Cachoeira da Cascata
  • Caminho alternativo para a trilha.
  • Cabana Pedra Branca

Iniciamos a caminhada por volta das 8:30h rumo a trilha  do interior do cânion Escondido e cachoeira Campo Chato, acompanhados pelos proprietários.

Chegando ao lago do agrião

Nos deparamos com o rio e mata abundante no caminho, como fazia anos que ninguém passava por aqui, levamos uma foice para reabrir a antiga trilha. Seguindo rio acima entramos no cânion, nos dois lados do rio uma fenda  que recorta a passagem,  em cima dela o Campo dos Padres e Campo Chato, e abaixo o vale da pedra branca.

Adentrando o Cânion
Adentrando o Cânion

Até a Luna, nossa cãopanheira de aventuras esteve junto nessa.

Luna na Trilha
Luna na Trilha

Todo caminho até a cachoeira é muito belo e vale a pena ser percorrido, com várias cascatas e pequenos poços propícios para se banhar num dia mais quente. Com destaque para a água pura e cristalina que vem da serra, da qual é possível beber diretamente do rio sem problema algum.

dsc09699
Na trilha

Após quase 2 horas abrindo a trilha, passando por pedras lisas no rio, já cansados, quase chegando ao ponto final do cânion, avistamos de longe a Cachoeira do Campo Chato!

dsc09713

Mais uma beleza natural, em local de difícil acesso, chegar até ai já é uma grande e recompensadora aventura!

GIF Cachoeira Chato
Nada como a energia de estar ao lado de uma grande cachoeira!

A formação rochosa do local é imponente, diferente e curiosa.

Queda d'agua
Queda d’agua

Parte de rocha exposta

formação rochosa
formação rochosa

Subindo a direita da cachoeira, levei um susto achando que estava chovendo, mas na verdade encontrei outra cascata, esta com pouca água, segundo os moradores locais ainda sem nome, sendo assim naquele momento batizamos ela de Cascata da Chuvinha, nossa anfitriã gostou do nome!
O motivo é a pouca água que escorre nela, e cria realmente uma chuva quee dança mudando de direção conforme o vento.

Cascata da Chuvinha
Cascata da Chuvinha

Fizemos nosso almoço de trilha ali mesmo, perto da cachoeira, com direito a café quentinho, bolinho de carne e sanduíches preparados pela Dona Elenita, esposa do seu França, estava ótimo!

Após o almoço iniciamos o retorno pela trilha, voltando até a cabana base por volta das 14:30hrs para repor energias, secar os pés, e se preparar para visitar mais 3 cachoeiras próximas.

Ao chegar na cabana escutamos um barulho vindo do alto do Perau Branco, após procurar um tempo, conseguimos avistar 2 pontinhos lá em cima, prontamente peguei a câmera e fotografei no seu zoom máximo, e este foi o resultado:

dsc09957
Dá pra ter noção do tamanho?

 

Uma bela tarde na Pedra Branca

Aproveitando o restinho da tarde de domingo fomos conhecer outra cachoeira, dessa vez a do Poço Fundo, conhecida por ter um poço profundo e com pouca circunferência.

dsc09969
Cachoeira do Poço Fundo

Abaixo dessa cachoeira existe uma queda menor, com um ótimo ambiente para se banhar. Ela fica bem escondida do sol  devido a suas paredes altas, essa batizamos de Cânion escondido.

dsc09990
Cânion escondido

Logo depois caminhamos de volta e fomos visitar a Cachoeira da Cascata, também um lugar ideal para um banho refrescante.

gopr9762-recovered
Foi um dia de bastante aprendizado, para nós guias nada melhor que poder fazer uma caminhada com moradores locais e descobrir histórias, lendas e costumes do local!

  • Para fazerem este tipo de aventura, façam única e exclusivamente com GUIAS que tenham autorização de entrada na área a ser visitada e com experiência no lugar.
  • Não se arrisque tentando fazer esta caminhada sem conhecer a região.

Confira mais imagens feitas nesta aventura:

O caminho que percorremos nesta manhã de domingo

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: